Porque é que ficamos tontos quando nos levantamos de repente?

0
202

Não é algo que aconteça sempre, mas está associado a situações concretas.

Está deitado e sente-se tonto ao levantar da cama? Acontece o mesmo quando está há algum tempo sentado em frente ao computador ou quando se levanta de repente do sofá? Essa tontura passa em meros segundos? Não é caso para ficar alarmado.

Trata-se de uma condição chamada de hipotensão ortostática inicial, que leva a que a pessoa sinta tonturas e fique até com a visão turva ao mudar repentinamente de postura, mais concretamente, ao colocar-se de pé depois de estar sentada ou deitada.

Mas, porque é que isso acontece? De acordo com o médico M. A. Ikram, “estes sintomas ocorrem porque há uma diminuição temporária da quantidade de sangue – e de oxigénio – fornecido ao cérebro”. Em declarações à revista Time, o especialista explica que ao mudarmos o corpo de posição de forma rápida (ou passadas várias horas com a mesma postura) “a gravidade” faz com que seja mais difícil faz com que o sangue seja novamente levado ao coração e ao cérebro, causando, por isso, uma sensação de fraqueza.


“Isto pode causar uma queda temporária na tensão arterial e é preciso um curto período de tempo para que os mecanismos corretivos possam entrar em ação”, diz, salientando que os maiores níveis de desidratação podem fazer com que as pessoas fiquem mais propensas a esta condição.

Mas trata-se de algo grave? Nem por isso. Se a tontura passar e a visão voltar ao normal dentro de segundos, então não há motivo de alarme, mas se a sensação for recorrente e não passar, então o melhor é consultar um médico, pois pode-se estar perante um caso de disautonomia, isto é, a incapacidade do organismo voltar à normalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.