Como ganhar dinheiro extra com hobbies que todo mundo tem (pelo menos um!)

0
826

Todo mundo tem algum hobby, aquele passatempo divertido e gratificante com o qual ocupamos o nosso tempo livre.

No entanto, algumas dessas atividades podem se transformar em um canal de renda se estivermos dispostos a levá-las a sério. Dependendo de como você administra os seus talentos e interesses, é possível lucrar com atividades que já fazem parte do seu cotidiano sem gastar dinheiro ou investindo aquele tako extra na consolidação de uma plataforma ou negócio virtual para vender produtos seus ou de outras pessoas.

Venha conhecer os cinco hobbies cotidianos que podem ser monetizados de diversas formas, seja com trabalho freelancer ou associando-se a alguma plataforma ou rede, seja no desenvolvimento de um público-alvo ou simplesmente abrindo um negócio.



1. Escrita

how to make money from writing

A redação e a publicação de textos online podem oferecer um valor comercial que ultrapassa a função de passatempo. Aproveite esse hobby para desenvolver sua própria carreira e se consolidar como especialista de um determinado assunto. Você pode tanto criar uma plataforma para compartilhar as suas ideias quanto vender os seus textos para terceiros.

A forma mais óbvia de ganhar dinheiro escrevendo é vender essa atividade como um serviço, trabalhando como escritor freelancer  para  websites,ou até mesmo entrando em contato direto com blogs . Em geral, o mercado está sempre à procura de bons redatores com algum tipo de especialização.

Porém, se você é disciplinado e sabe como escrever um bom post, desenvolva o seu negócio a partir de um blog, dedicando-se a um tipo a sua escolha, e vá construindo seu público com o passar do tempo.

2. Humor

how to make money from jokes

Você é bom em fazer as pessoas rirem? Está por dentro dos melhores memesdo momento?

Que tal pegar todo esse senso de humor e usá-lo para construir seu público na internet?




Aposto que você consegue pensar em vários perfis nas redes sociais, seja no Instagram, no Facebook, no YouTube ou no Twitter, que acumulam milhões de seguidores simplesmente fazendo uma curadoria de vídeos e memes virais ou atuando em um tipo de humor ainda inexplorado.

Assim que você consolidar o seu público, busque firmar parcerias com marcas para criar posts patrocinados ou transformar seus jargões cômicos e piadas em camisetas e outros produtos.

 

3. Culinária

how to make money from cooking

A comida se tornou uma forma de arte digna de ser registrada em fotos elaboradas, que exigem tempo de aperfeiçoamento como qualquer outro ofício artístico. Essa tendência não envolve apenas chefs amadores, mas também fãs da cozinha ansiosos para explorar novos sabores com paletas de cores ousadas para clicar seus experimentos.

A culinária é um hobby que pode ser compartilhado com todo mundo de diferentes formas, seja através de um blog, canal no YouTube ou perfil no Instagram dedicado a receitas, ou mergulhando de cabeça em um empreendimento de verdade, criando seus próprios pratos e linha de acessórios para cozinha.

Outro hábito comum atualmente é ver as pessoas levando seus celulares para a cozinha, para pesquisar novas receitas e modos de preparo na internet. Um sinal dessa tendência são os inúmeros aplicativos culinários disponíveis na App Store ou no Google Play. Portanto, existe um mercado de chefs amadores em busca de conteúdo (e produtos) esperando para ser atendido.




4. Fotografia

how to make money from photos

Se você tem uma câmera fotográfica boa e sabe usá-la, há um leque de possibilidades para gerar renda extra.

Embora a opção de se tornar fotógrafo freelancer seja boa, em geral, esse profissional fica limitado a eventos locais, que exigem sua presença física.

Uma opção mais escalável é vender suas fotos em sites de fotografia ou em formato impresso. Não se esqueça de que você também pode usar suas habilidades fotográficas para reunir uma multidão de seguidores no Instagram e monetizar o seu perfil nessa rede social. Basta escolher o seu tipo actuação ou um “estilo de vida” que você pretende capturar nos seus cliques.




5. Artesanato

Se você é fã de trabalho manual e artesanato e curte a ideia de fazer suas próprias velas, bombas de sais de banho, joias e outros acessórios, que tal compartilhar essa paixão com o restante do mundo?

O adjetivo “artesanal” transmite uma noção de qualidade, zelo e exclusividade que não vemos nos produtos das lojas de departamento. Experimente testar o mercado começando em pequena escala, vendendo seus produtos para amigos, familiares, no Facebook à medida que conquistar mais clientes, considere transformar essa atividade em um negócio de verdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here