Governo Moçambicano diz que ainda não tem dinheiro para premiação desportiva

0
45

Segundo ao que o Portal O País O Governo moçambicano aprovou, em 2013,  e  depois actualizou o Regulamento de Premiação Desportiva, instrumento legal  que estabelece a atribuição de valores monetários aos atletas e respectivos acompanhantes  que conquistem medalhas nas competições internacionais de carácter oficial.

Até Dezembro de 2017, os  atletas nacionais que alcançaram êxitos ano passado deviam ter sido premiados, mas tal ainda  não aconteceu porque o Governo não tem dinheiro para reconhecer os mesmos devido a actual conjectura económica do país.

A ministra da Juventude e Desporto, Nyeleti Mondlane, garante, no entanto, que os atletas serão reconhecidos por terem dignificado e glorificado o país em eventos internacionais.  “Estamos a trabalhar afincadamente para garantir que quem recebeu medalhas tenha a sua premiação.  É um processo. Vamos fazer aos bocados.  Sabem que temos alguns constrangimentos financeiros”, começou por explicar Mondlane.

A titular da pasta da Juventude e Desporto fala, adiante, da possibilidade de a premiação desportiva acontecer de forma faseada. “Já estamos até a avaliar a hipótese de fazer de forma faseada. Rever que tipo de prémios podemos dar. Nós consideramos que dentro e fora do movimento olímpico, devemos premiar os nossos atletas que erguem bem alto a bandeira de Moçambique”, assegurou Mondlane.

O  regulamento de premiação desportiva prevê a atribuição de valores monetários aos atletas e treinadores que conquistam medalhas  nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos; Campeonatos do Mundo; Campeonatos Africanos e  Jogos Africanos.

Ainda no âmbito do reconhecimento de quem tanto fez e continua a fazer pelo desporto moçambicano, o Governo irá homenagear no próximo dia 22 de Setembro, em Boane, província de Maputo, Maria de Lurdes Mutola, única atleta moçambicana a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos. A homenagem a “menina de ouro” devia ter sido realizada na semana passada, mas tal não aconteceu porque Motola se encontra fora do país. “Nós vamos fazer um reconhecimento entregando o certificado e, sempre que tivermos o privilégio e honra de interagir com a nossa estrela Lurdes Mutola, vamos falando sobre as possibilidades de algumas actividades que podemos realizar em conjunto.  Concretamente, estamos a falar sobre o envolvimento delas nos Jogos Escolares que terão lugar em Agosto de 2019”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here