Truques para cortar calorias nas festas de fim de ano

0
29

A perda de peso é uma das resoluções mais comuns em cada passagem para um ano novo, mas, ao contrário de esperar pelo dia 2 (ou 3 ou 4) de janeiro do próximo ano, nada como começar ainda em 2017 a cuidar da saúde e da linha. E tudo pode ser feito nas festividades sem que o sabor e as tradições se percam.

A nutricionista brasileira Melissa Santos dá a conhecer algumas sugestões que podem ajudar a ter uma alimentação saudável naquela que é uma das alturas mais excessivas do ano. Sim, pode começar já a lutar pela resolução de 2018 ainda em 2017.

Uva-passa. São as protagonistas de alguns dos doces mais tradicionais da época e do próprio momento em que se fazem as resoluções para o ano que se avizinha, porém, as uvas-passas são ricas em frutose, um tipo de açúcar que não é muito benéfico para a saúde quando consumido em excesso.

Por possuírem um alto nível glicémico, este tipo de fruta desidratada não é recomendado a pessoas diabéticas e deve ser consumida com moderação por quem procura uma dieta saudável.

Como os doces de Natal são já calóricos por si só, o consumo de uvas-passas deve ser feito de forma isolada ou então juntamente com alimentos mais salgados, como o arroz.

Carne – As opções de carne que são usadas nas refeições de Natal e Ano Novo são, por norma, saudáveis, uma vez que é o peru quem mais reina. Contudo, e para quem prefere carne de porto assada, é preciso estar atento ao corte: segundo a nutricionista, a parte mais magra do porco é o lombo. O bacalhau é, claro, uma excelente opção.

Sobremesas – Para saborear as sobremesas sem culpa, a nutricionista recomenda ter peso e medida: “Prefira frutas da época”, começa por dizer, salientando que “outra opção saudável é preparar um gelado de frutas”, sendo que estas duas sugestões devem ser usadas como substitutas dos tradicionais doces fritos de Natal ou como forma de equilíbrio no consumo dos mesmos.

Espumantes – O champanhe e os espumantes são das bebidas de eleição nesta quadra festiva, especialmente no Ano Novo, contudo, também podem acabar por estragar a dieta. Para Melissa, um dos maiores problemas destas bebidas está no exagero na quantidade, mas, para amenizar os danos, recomenda a escolha de bebidas que tenham um menor teor de açúcar na sua composição. E, como não poderia deixar de ser, um consumo moderado das mesmas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here